Apresentação
Olá, sejam bem-vindos! Que bom que podemos nos encontrar e
conhecer. Agora, vou me apresentar.
Me chamo Ana Paula Rozpendowski, tenho 24 anos, resido na cidade
de Bento Gonçalves e atualmente trabalho na área da educação como auxiliar de Educação
Infantil. Estou estudando Licenciatura em Pedagogia na Universidade de Caxias
do Sul e sou bolsista no Programa da Residência Pedagógica, oferecido pela
CAPES, ingressei no segundo semestre de 2020.
A escola onde atuo com a residência é o Instituto Estadual de
Educação Cecília Meireles O programa Residência Pedagógica é uma oportunidade
para nós acadêmicos de Licenciatura e ela tem o objetivo de proporcionar novos
conhecimentos, trocas, aprendizados, vivências e experiências para a formação
docente.
Fico à disposição para qualquer dúvida!
Atenciosamente, Ana Paula Rozpendowski.
Experiências e Vivências da Residência Pedagógica:
Resumo
O trabalho a seguir
disponibiliza um relato sobre as experiências vivenciadas durante a Residência
Pedagógica no ano de 2020, reuniões com preceptores e residentes, ajuste para a
realização de atividades e a realização de pesquisas, bem como estudos da Base
Nacional Comum Curricular (BNCC) para fundamentar a organização de planos de
aulas que pudessem ser aplicados no Instituto Estadual de Educação Cecília
Meireles para alunos do 5° ano no Ensino Fundamental. A unidade temática
abordada nos estudos foram as práticas na construção das leis da
multiplicação, resolução de cálculos de divisão e multiplicação, interpretação
dos desafios matemáticos, construção da leitura e da escrita, resolução de
cálculos (quatro operações) e formação de numerais, classes e ordens,
antecessor e sucessor, composição e decomposição. Durante a organização das
propostas pode-se observar que eles podem ser aplicados na escola de uma
maneira agradável e proveitosa tanto para os professores quanto para os
alunos.
Palavras-chave
Atividades,
aprendizagens, lúdico, criatividade.
INTRODUÇÃO
O Programa de Residência Pedagógica iniciou com uma reunião de
abertura e logo depois foi proposto um estudo formativo sobre alfabetização
onde fizemos nossas sínteses a partir de vídeos de Magda Soares tendo como tema
principal Alfabetização e Letramento. Nesse meio tempo houve reuniões,
entrevista com a professora titular da sala, ela nos disponibilizou os
relatórios dos alunos que estavam com dificuldades para nos auxiliar na análise
da realidade, já que estávamos impedidos de ir até a escola presencialmente por
conta da pandemia. Cada residente ficou com um aluno do 5° ano para ajudar nos
estudos, por tanto eu fiquei com a aluna Jaqueline ela apresentou dificuldade
em construção das leis da multiplicação, resolução de cálculos de divisão
e multiplicação, interpretação dos desafios matemáticos, construção da leitura
e da escrita, resolução de cálculos (quatro operações) e formação de numerais,
classes e ordens, antecessor e sucessor, composição e decomposição.
Com a pandemia limitou-se o contato presencial em sala de aula, a
educação teve que se reinventar com a escola fechada, os alunos que não
possuíam acesso à internet teriam que buscar impresso atividade na escola, esse
foi o caso da Jaqueline. Planejava aulas para toda semana e ela buscaria
na escola e a professora titular me passava sobre o retorno das atividades, mas
isso não aconteceu. A família não devolvia as atividades desenvolvidas pela
aluna regularmente, então eu não sei se ela realizou, mas eu continuei
planejando por 5 semanas.
O relatório em questão mostra como foi pensado e organizado
o trabalho por meio das competências e habilidades propostas pela Base Nacional
Comum Curricular (BNCC) na Licenciatura em Pedagogia, mais especificamente nas
unidades temáticas de práticas de construção das leis da multiplicação,
resolução de cálculos de divisão e multiplicação, interpretação dos desafios
matemáticos, construção da leitura e da escrita, resolução de cálculos (quatro
operações) e formação de numerais, classes e ordens, antecessor e sucessor,
composição e decomposição. Considero possível trabalhar tais práticas com os
alunos usando a criatividade para se chegar ao alcance das habilidades
propostas pela BNCC, que foi o referencial para a organização de todo o
trabalho.
A diretora, por meio da preceptora, nos disponibilizou o Projeto
Político Pedagógico, que passo a apresentar. Seguem algumas informações
importantes da escola:
Dados de Identificação
Nome da Escola: Instituto Estadual de Educação Cecília Meireles
Endereço: Rua Garibaldi, 541, bairro São Francisco
Telefone: (54) 3452-1014
E-mail: ieececiliameireles@gmail.com
Níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e
Curso Normal.
Diretora: Izaura Salete Zanella Pasquali.
A Proposta Pedagógica vem sendo construída buscando novos caminhos
para uma escola diferenciada. Todas as questões envolvem o fazer pedagógico e
as suas relações com o currículo, conhecimento e com a função social da escola,
obriga um pensar e uma reflexão sobre que tipo de Escola e Educação
queremos.
O Instituto Estadual de Educação Cecília Meireles entende o aluno
quanto o ser social, cultural e psicológico, situado histórica e
geograficamente, em pleno processo de suas potencialidades sócio afetivas,
físicas e cognitivas. Julgamos também importante explicar a concepção de
aprendizagem que, acreditamos, deva permear neste espaço educativo.
Missão:
Promover o conhecimento contribuindo com a formação de um ser
crítico, participativo, comprometido e ciente de seu papel na sociedade através
de uma educação de qualidade.
Visão:
Ser uma instituição de ensino comprometida na democracia e na
construção do conhecimento intelectual emocional e social para uma sociedade
mais justa, no período de 2010/2012.
A Instituição oferece as seguintes modalidades de ensino:
Educação Infantil: Uma turma de Jardim da Infância.
Ensino Fundamental anos iniciais (aplicação): 1° ano ao 5° ano.
Ensino Fundamental séries finais: 6° a 8° série.
Ensino Médio: 1° ao 3° ano.
Curso normal: 1° ao 3° ano mais um semestre de estágio.
Filosofia da escola:
Educar para a construção de uma sociedade participativa e crítica,
buscando a transformação da pessoa e do grupo, considerando a realidade social
e cultural.
Objetivo geral do estabelecimento:
Proporcionar ações para o crescimento da pessoa, considerando as
diferenças individuais, valorizando as vivências reais e criativas de forma
críticas e científica, ancoradas nos valores universais.
Núcleo administrativo:
A Instituição conta com professores contratados e nomeados com
formação em ensino superior e, alguns, com pós-graduação. A escola ainda conta
com 01 diretora, 03 vice-diretoras, 01 assistente administrativo-financeiro, 03
secretárias, 03 merendeiras, 02 assistentes pedagógicas, 01 orientadora, 01
bibliotecária, 03 serventes.
Avaliação
Avaliação da aprendizagem:
O processo avaliativo deve ser contínuo, interdisciplinar, onde se
tenha ação e reflexão. Este deve ser acompanhado, retomado e acima de tudo um
momento de crescimento para educando e educador, uma vez que o avaliar é também
retomar o trabalho do professor.
Avaliação da Proposta Pedagógica:
Deve ser: Diagnóstica, crítica, dinâmica, coletiva, participativa,
de inclusão e não exclusão. Ainda deve partir da necessidade de se conhecer a
realidade escolar, buscando explicar e compreender criticamente as causas da
existência de problemas, bem como suas relações, suas mudanças e se esforçar
para propor ações alternativas.
Conclusão da análise do PPP:
Mudar concepções ou quebrar paradigmas, assumir novos papéis
dentro de novos princípios da educação, ter postura ética e ser cidadã são
algumas questões propostas aqui para possibilitar uma reflexão. Estamos certos
que este caminho será significativo para a formação de uma nova mentalidade da
gestão e ação. Desta forma buscaremos atingir o máximo do que propomos neste
documento.
DESENVOLVIMENTO:
As atividades da residência pedagógica do trabalho foram
planejadas para 5 semanas, sendo que a proposta foi um plano de aula para cada
dia. Assim, eu pesquisei atividades relacionadas com construção das leis da
multiplicação, resolução de cálculos de divisão e multiplicação, interpretação
dos desafios matemáticos, construção da leitura e da escrita, resolução de
cálculos (quatro operações) e formação de numerais, classes e ordens, antecessor
e sucessor, composição e decomposição. Esse conjunto de saberes foi proposto a
partir da indicação da professora titular como conhecimentos que precisavam ser
melhor abordados com a estudante, pois as lacunas na sua construção tinham sido
identificadas. As atividades foram
baseadas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para aluna do 5° ano, com os
seguintes objetivos:
(EF03LP12) Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais e
diários, com expressão de sentimentos e opiniões, dentre outros gêneros do
campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e
considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF03MA01RS-1) Reconhecer a sequência numérica escrita
e falada utilizando estratégias diversas de comparação de quantidades até
a ordem de unidade de milhar identificando pares e ímpares, antecessor e
sucessor, ordem crescente e decrescente.
(EF05MA08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e
divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal
é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero),
utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e
algoritmos.
(EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos
linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de
concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação,
ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto,
quando for o caso.
(EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com
números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja
finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo
mental e algoritmos.
(EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com
números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja
finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo
mental e algoritmos. Problemas: multiplicação e divisão de números racionais
cuja representação decimal é finita por números naturais.
(EF05MA08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e
divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal
é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero),
utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e
algoritmos.
(EF04MA02) Mostrar, por decomposição e composição, que todo número
natural pode ser escrito por meio de adições e multiplicações por potências de
dez, para compreender o sistema de numeração decimal e desenvolver estratégias
de cálculo. Propriedades das operações para o desenvolvimento de diferentes
estratégias de cálculo com números naturais.
(EF35LP15) Opinar e defender ponto de vista sobre tema
polêmico relacionado a situações vivenciadas na escola e/ou na comunidade,
utilizando registro formal e estrutura adequada à argumentação, considerando a
situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF04LP14) Identificar, em notícias, fatos, participantes, local e
momento/tempo da ocorrência do fato noticiado.
(EF05LP15) Ler/assistir e compreender, com autonomia, notícias,
reportagens, vídeos em blogs argumentativos, dentre outros gêneros do campo
político-cidadão, de acordo com as convenções dos gêneros e considerando a
situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF04MA04) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como
entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.
CONCLUSÃO:
Diversos desafios têm sido enfrentados por causa da pandemia,
precisamos lidar com as mudanças bruscas e nos adaptarmos a modalidades de
ensino diferenciadas, como é o caso das estratégias de ensino remoto ou o envio
de material impresso para os estudantes e suas famílias estudarem em suas
casas. A situação da pandemia nos colocou em situações delicadas para algumas
realidades familiares. Afinal, em vez de
utilizar recursos on-line como complemento das atividades em sala de aula,
precisamos concentrar todos os esforços neles. Somos apaixonados pela carreira
que escolhemos e amamos trocar conhecimento com os alunos e estamos sentindo
falta do presencial.
Todo o conteúdo foi modificado para a modalidade a distância,
entre as dificuldades encontradas, o distanciamento tem sido um dos pontos
significativos. A distância dificulta o trabalho pela ausência da proximidade,
do olhar, da análise das emoções frente ao conteúdo apresentado.
Com o isolamento social, a rotina de muitas famílias mudou,
além do home office, que permite às pessoas trabalharem de casa, o “novo
cotidiano” inclui dar assistência aos filhos durante as aulas on-line, recolher
atividades espalhadas pelo chão, conversar com professores, pedagogos e
corrigir exercícios. Com toda essa correria, tem sido difícil para nós o
período de aprendizagem, mas mesmo assim está valendo a pena.
Mesmo
com todas as medidas necessárias pela pandemia, esse primeiro momento da
residência teve um papel fundamental para minha formação e um aprimoramento de
alguns conhecimentos. Como diz Paulo Freire “Ensinar não é transferir
conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua
construção.” (FREIRE, 2003, p. 47).
As experiências no decorrer desse primeiro momento de
residência auxiliam de aprendizado para minha formação como professora, como
Pedagoga; Por meio delas houve uma vivência apesar de ser pequena de como é o
dia a dia da professora, através das reuniões realizadas de forma síncrona,
discussões para organizar os planos de aula, leituras dos documentos da BNCC
para compreender os assuntos para a organização dos planos. Reconheço que o que
prejudicou esse primeiro momento foi a pandemia, pois não pudemos ter a
vivência de sala de aula com os alunos. Para encerrar a reflexão, trago uma
citação de Cury, 2007.
Filhos
brilhantes, alunos fascinantes
A grandeza de um ser humano não está no quanto ele sabe, mas no quanto ele tem
consciência que não sabe. O destino não é frequentemente inevitável, mas uma
questão de escolha. Quem faz escolha, escreve sua própria história, constrói
seus próprios caminhos.
Os
sonhos não determinam o lugar onde vocês vão chegar, mas produzem a força
necessária para tirá-los do lugar em que vocês estão. Sonhem com as estrelas
para que vocês possam pisar pelo menos na Lua. Sonhem com a Lua para que vocês
possam pisar pelo menos nos altos montes. Sonhem com os altos montes para que
vocês possam ter dignidade quando atravessarem os vales das perdas e das
frustrações.
Augusto Cury, A. Filhos brilhantes, alunos fascinantes. São Paulo: Editora Planeta, 2007.
https://www.frasesdobem.com.br/frases-sobre-educacao
Referências:
Disponível
em: https://www.frasesdobem.com.br/frases-sobre-educacao
Acesso
em 23 de Março de 2021.
Disponível
em: https://www.pensador.com/frase/MTI5NDEz/
Acesso em 23 de Março de 2021.
Disponível
em: https://www.pedagogia.com.br/artigos/sereducador/
Acesso
em 23 de Março de 2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário